Instruções para o exame: Cariótipo Com Bandas Sangue De Cordão (Cordocentese)

Exigência Descrição
Materiais
  • Sangue de cordão umbilical
Conservantes
  • Heparina sódica – Liquemine®
Volume Recomendável

3ml de sangue de cordão umbilical

Tempo de Jejum

Jejum não obrigatório

Conservação
  • Conservar o material sob refrigeração (entre 4°C e 8°C) e enviá-lo em gelo reciclável, tomando o cuidado para que o material não tenha contato direto com o gelo. A amostra refrigerada é estável por 48 horas.
Critérios de Rejeição
  • Conservante inadequado (Não serão aceitas amostras coletadas em EDTA ou quaisquer outros anticoagulantes que não Heparina sódica);
  • Amostra coletada em recipiente inadequado;
  • Amostra congelada;
  • Amostra com tempo de coleta (informar dia e hora da coleta) superior a 48h.
Critérios de Restrição
  • Falta de requisição médica ou sem dados clínicos;
  • Falta de termo de consentimento assinado;
  • Falta de formulário específico para cariótipo/FISH fornecido pelo laboratório Genomika Einstein preenchido.
Orientações para envio de amostras

Colher 3mL de sangue periférico em tubo com heparina sódica (tampa verde) OU em seringa heparinizada (0,01ml heparina sódica – Liquemine®, o suficiente para molhar a seringa) e enviar ao laboratório na própria seringa (sem agulha). Proteger de vazamentos. Conservar o material sob refrigeração (entre 4°C e 8°C) e enviá-lo em gelo reciclável, tomando o cuidado para que o material não tenha contato direto com o gelo. A amostra refrigerada é estável por 48 horas. É importante que as amostras não sejam submetidas a altas temperaturas, nem sejam congeladas. As amostras coaguladas, hemolisadas, congeladas ou fora da estabilidade serão aceitas sob condições. A identificação do material é obrigatória. Enviar a amostra de soro refrigerado (2°C a 8°C) em até 48h após a coleta. Enviar a amostra nas próprias seringas BD (seringa sem agulha, fechada com tampa estéril tipo LuerCap®). ENCAMINHAR JUNTO COM O MATERIAL: Questionário do laboratório preenchido pelo médico solicitante (Suspeita clínica, idade gestacional, sexo da criança e outras informações); Solicitação do exame assinada pelo médico; Avisar previamente ao atendimento sobre o envio do material.

Última Atualização

08/05/2023

Documentos Obrigatórios

Metodologia

A metodologia usada no exame é Bandeamento G (Cordoncentese).

Cromossomos obtidos a partir de cultura temporária de linfócitos e bandamento G com posterior estudo para avaliação de alterações cromossômicas numéricas e/ou estruturais com resolução de de 300-550 bandas.

Limitações do exame

O cariótipo convencional não exclui mosaicismo com baixo percentual de células alteradas (menor de 10-15%), microdeleções/microduplicações cromossômicas e rearranjos submicroscópicos, mutações gênicas pontuais e fatores ambientais (exposição a agentes teratogênicos).

Para coleta de exames, é obrigatória a apresentação de documento original oficial com foto, de acordo com a resolução RDC/ANVISA N° 302.

Informamos que a validade das informações dessa mensagem é de 5 (cinco) dias úteis após sua geração. Para mais informações ou dúvidas, estamos sempre à disposição em nossos canais de atendimento abaixo ou via e-mail pelo atendimentogenomika@einstein.br.