Instruções para o exame: TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO SARS-COV-2/COVID19

Exigência Descrição
Materiais
  • Soro
Conservantes
  • Sem conservante (tubo tampa vermelha com gel)
Volume Recomendável

3,0 a 5,0 ml de soro

Tempo de Jejum

Jejum não obrigatório

Conservação
  • Soro - Até 15 dias refrigerado entre 2 e 8 oC
Critérios de Rejeição
  • Conservante inadequado
  • Amostra congelada
  • Ausência de requisição médica
  • Hemólise, lipemia ou icterícia intensa
  • Contaminação microbiana
  • Amostras enviadas fora da estabilidade
Orientações para coleta de amostras

Coletar 8 ml de sangue sem anticoagulante em tubo com gel separador, esperar 30 minutos ou até completa coagulação, centrifugar por 10 minutos a 3500rpm e enviar a amostra de soro refrigerado (2°C a 8°C) ou temperatura ambiente em até 24h após a coleta.

Documentos Obrigatórios
  • Requisição Médica

Metodologia

A metodologia usada no exame é Ensaio Imunoenzimático Competitivo.

Ensaio Imunoenzimático Competitivo.O método mimetiza o processo de neutralização do vírus SARS-CoV-2, por anticorpos. 

 

Valores de referência

Não Reagente: Inferior a 20%

Indeterminados: 20% a 29%

Reagente: Superior ou igual a 30%

 

Limitações do exame

Este teste revela a qualidade da resposta de defesa contra o SARS-COV-2 apenas no momento de sua realização. Seu resultado não permite afirmar por quanto tempo a imunidade, caso tenha sido gerada, permanecerá ativa.

Estes resultados, assim como outros testes sorológicos para COVID19 não devem ser interpretados como uma indicação de imunidade parcial ou absoluta ao vírus. Este ainda é um tópico em estudo, assim como os níveis e tempo de permanência protetora. Não são indicativos de interrupção de medidas de proteção, como o distanciamento social, uso de máscaras ou retorno ao trabalho.

Este teste também não é indicado para diagnosticar infecção ativa, pois ele apenas detecta anticorpos que o sistema imunológico desenvolve em resposta ao vírus, não o próprio vírus.

Este teste apresentara Sensibilidade: 94 a 97% após 14 dias início sintomas e Especificidade: 99%. Estes dados dependem da resposta imunológica de cada indivíduo e do tempo do início dos sintomas. Recomendamos que a coleta seja realizada após 21 dias do quadro clínico inicial.

Para coleta de exames, é obrigatória a apresentação de documento original oficial com foto, de acordo com a resolução RDC/ANVISA N° 302.

Informamos que a validade das informações dessa mensagem é de 5 (cinco) dias úteis após sua geração. Para mais informações ou dúvidas, estamos sempre à disposição em nossos canais de atendimento abaixo ou via e-mail pelo atendimentogenomika@einstein.br.