Instruções para o exame: IMMUNOCAP ISAC

Exigência Descrição
Materiais
  • Soro
Conservantes
  • Tubo seco com gel
Volume Recomendável
  • 2,0 a 4,0 ml de soro
Tempo de Jejum
  • Jejum não obrigatório
Conservação
  • Soro refrigerado (2°C a 8°C), 5 dias após a coleta.
Critérios de Rejeição
  • Conservante inadequado
  • Amostra congelada
  • Hemólise
  • Amostra sem identificação
Orientações para envio de amostras

Coletar 4 ml de sangue sem anticoagulante em tubo com gel separador, centrifugar por 10 minutos a 3500rpm e enviar a amostra de soro refrigerado (2°C a 8°C) em até 5 dias após a coleta, para Genomika Recife ou São Paulo.

Última Atualização

08/05/2023

Documentos Obrigatórios
  • Requisição Médica

Metodologia

A metodologia usada no exame é ImmunoCAP®Isac (Immuno Solid Phase Allergen Chip).

O exame consiste em um imunoensaio, em que os componentes alergênicos ficam imobilizados em um substrato sólido, na forma de microarray, e são incubados com 20 μL de soro do paciente para a detecção de anticorpos sIgE. A ligação entre esses anticorpos e os componentes alergênicos é identificada pela adição de um anticorpo anti-IgE, com marcação fluorescente. Com a utilização de um leitor de biochips, consegue-se uma imagem que, por meio da intensidade de fluorescência (valores FI), permite obter o resultado dos testes com a ajuda de um software adequado, o Microarray Image Analysis Software, de acordo com a metodologia do fabricante. Os resultados são expressos em Isac Standardized Units (ISU), com cut-off de positividade de 0,3 ISU. A partir dessa análise, é possível conhecer o painel de sensibilização de IgE do paciente para inúmeros componentes alergênicos e também observar a presença ou não de sensibilização para alérgenos de reatividade cruzada.

A validade desse teste múltiplo como screening depende de sua indicação adequada. Numa população sintomática, um resultado positivo aumenta a probabilidade de o paciente ser alérgico. Entretanto, quando o multiplex é utilizado em indivíduos não selecionados, pode haver resultados falso-negativos e falso-positivos. Desse modo, não é recomendável que o exame seja utilizado como “triagem”, sem uma indicação clínica específica.

Limitações do exame

Na prática, o novo exame é recomendado especialmente em casos de suspeita de múltiplas sensibilizações e/ou possibilidade de sintomas desencadeados por reações cruzadas entre alérgenos, dermatite atópica, anafilaxia idiopática e ausência de resposta à exclusão de um alimento sabidamente implicado na alergia do paciente. No entanto, não substitui a história clínica, o teste cutâneo, a dosagem de IgE específica para um componente/painel ou a provocação oral, mas complementa a investigação do paciente. Por outro lado, não há indicação na realização desse teste em indivíduos monossensibilizado.

Para coleta de exames, é obrigatória a apresentação de documento original oficial com foto, de acordo com a resolução RDC/ANVISA N° 302.

Informamos que a validade das informações dessa mensagem é de 5 (cinco) dias úteis após sua geração. Para mais informações ou dúvidas, estamos sempre à disposição em nossos canais de atendimento abaixo ou via e-mail pelo atendimentogenomika@einstein.br.