• Especialidades

Fale conosco

Exame » MUTAÇÃO DELTAF508 NO GENE CFTR [LF002]

Cobertura ANS
Cobertura Obrigatória ANS por Planos de Saúde

Este teste pesquisa a presença da variante patogênica DeltaF508 (c.1521_1523delCTT), localizada no éxon 10 do gene CFTR, associada com a Fibrose Cística, doença de herança autossômica recessiva.

 

O gene CFTR (regulador da condutância transmembrana da fibrose cística) atua como um canal de cloro e regula outras vias de transporte celular. Alterações patogênicas nesse gene causam Fibrose Cística (FC) e doenças associadas ao CFTR. A fibrose cística é uma doença progressiva multisistêmica caracterizada principalmente por insuficiência pancreática e infecções de vias respiratórias recorrentes e insuficiência respiratória. Até o momento já foram descritas mais de 1500 variantes no gene CFTR. A variante DF508 é a mais frequente na população brasileira, e cerca de 20 a 30% dos pacientes apresentam esta alteração em pelo menos 1 dos alelos.

Doenças associadas ao CFTR podem incluir fibrose cística atípica, em que a apresentação clínica não preenche os critérios diagnósticos clássicos, agenesia bilateral dos ductos deferentes, pancreatite e bronquiectasia disseminada.